segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Desafiando o raciocínio matemático

No segundo semestre de 2009, na Escola Valdicleiwtson da Silva Menezes, realizei diversos projetos na turma da 5ª série dentre eles: Desafiando o raciocínio matemático

PROJETO DESAFIANDO O RACIOCÍNIO

ESCOLA VALDICLEIWTSON DA SILVA MENEZES

PROFESSORA: FRANCISCA NEIRILAND TURBANO DOS SANTOS

DISCIPLINA: MATEMÁTICA

SÉRIE: 5ª SÉRIE ANO LETIVO: 2009

1. Caracterização do Projeto

Buscando inovar ações do cotidiano escolar, o presente projeto visa desenvolver habilidades na resolução de cálculos matemáticos e do raciocínio lógico, tendo como proposta principal uma ação contextualizada visando enriquecer as aulas de matemática, saindo da rotina de trabalhar somente aulas expositivas, que é uma prática da maioria das aulas de matemática e outras disciplinas. Dessa forma com o desenvolvimento do presente projeto, os nossos alunos terão oportunidades de exercitar atividades propostas superando a defasagem apresentada por eles no decorrer de sua jornada estudantil.

2. Justificativa do Projeto

Visando a defasagem de aprendizagem apresentada pelos vários alunos da 5ª série do ensino fundamental, é que se propõe a realização do presente projeto.

A necessidade de execução do presente projeto surgiu a partir da análise diagnóstica observada em sala de aula através da aplicação de testes e atividades diversificadas, bem como as dificuldades que tem os alunos na concentração e em se relacionar uns com os outros e com seus professores.

A indisciplina dos alunos contribui bastante para o não aprendizado da turma. Dessa forma, trabalhar de forma contextualizada e diversificada, poderemos tornar as aulas mais atrativas e mais interessantes, levando os alunos a aprender mais e superar a defasagem de aprendizagem, que é um agravante nesta turma.

Portanto, para a superação das dificuldades de aprendizagem os alunos serão trabalhadas atividades diversificada para cada conteúdo proposto pelas OTM, à medida que for detectada a defasagem de aprendizagem, levando-os a participar de forma ativa para que eles façam seus próprios julgamentos, desenvolvendo o raciocínio lógico e os cálculos matemáticos.


3. Objetivos Metas

Objetivo Geral

Proporcionar aos alunos com defasagem de aprendizagem, oportunidades de recuperar as dificuldades apresentadas nas disciplinas de matemática.

Objetivos Específicos

Ø Oportunizar aos alunos aprimorar seus conhecimentos que visem uma aprendizagem satisfatória e de qualidade;

Ø Desenvolver nos alunos o senso de compromisso e responsabilidade com a educação;

Ø Proporcionar aos alunos momentos de superação das dificuldades de aprendizagem e defasagem de conhecimentos prévios em matemática.

Metas

- Aumentar o índice de aprovação na 5ª série.

- Melhorar a disciplina de 80% dos alunos que apresentam dificuldades de concentração.

- Melhorar o processo ensino- aprendizagem.

8. Metodologia e Estratégia de Ação

O presente projeto será realizado durante as aulas de matemática contextualizando os conteúdos propostos para a 5ª série, bem como trabalhando a defasagem de séries anteriores.

A cada conteúdo proposto será lançado um desafio para os alunos resolverem de forma que adquiram o interesse pelas aulas e aprendam fazendo, saindo da decoreba e buscando novas formas de aprender saindo da rotina apenas resolver cálculos .

Os alunos terão a oportunidade aprender as quatro operações utilizando além da tabuada, calculadoras e resolução de exercícios, utilizar os jogos matemáticos existentes nos programas de computadores como a utilização do jogo TuxMath no laboratório de informática da escola.

Após ser dado cada conteúdo através de aulas expositivas e resolução de situações problemas será realizado desafios onde serão selecionados alunos que apresentarão melhores resultados nos desafios.

Para a formação dos grupos, já que a escola só dispõe de 08 computadores, os alunos serão convocados para os desafios em forma de rozídio, em que será selecionado aqueles que tiver melhor desempenho.

Será realizado a final do desafio, onde 7 alunos finalistas irão concorrer ao 1º, 2º e 3º lugares.

Após cada período letivo será feito um comparativo dos resultados apresentados pelos alunos da série trabalhada.